sábado, junho 19, 2010

Fios da informação


Estresse, trauma e recursos internos na Terapia Craniossacral

O estresse é uma experiência familiar a todos nós, pois naturalmente faz parte da vida.Todos nós sabemos o que é e como se sente o estado de estresse, com nervosismo, preocupações, tensões e ansiedades.
Porém, o estresse também pode ser uma força de motivação para encarar os eventos que nos desafiam e nos entusiasmam. Na língua chinesa, a letra que representa a palavra “crise”, é uma combinação das palavras “perigo” e ”oportunidade”.
Através dos desafios de eventos estressantes, nós crescemos e adquirimos mais força e confiança.
Traumas provêem de eventos opressivos súbitos (acidentes, perdas, cirurgias) ou de uma série de experiências estressantes acumuladas, dependendo de como nós respondemos individualmente ao evento traumático.
Se a capacidade do sistema nervoso de dissipar e resolver o trauma estiver comprometida, diversos sintomas clínicos podem desenvolver-se: sensibilidade exacerbada, flashbacks, nervosismo, desconfiança, ataques de pânico, insegurança. Estes sintomas podem causar então problemas físicos como: distúrbios digestivos, dores de cabeça, problemas na ATM, cansaço crônico, dores nas costas.
O sistema nervoso pode estar funcionando em um estado de hiperativaçao crônica, perdendo sua resistência e a capacidade de se auto-regular.
Nestas situações, o tratamento com a terapia craniossacral consiste em ajudar o paciente a construir e desenvolver seus recursos internos, que fornecem uma base sólida para a resolução das forças traumáticas e favorecem a expressão da saúde.
Um recurso interno pode ser qualquer coisa que auxilie a saúde e o equilíbrio, por exemplo, uma experiência agradável, um lugar favorito ou uma qualidade interna que ofereça suporte em momentos difíceis.
Recursos originam respostas fisiológicas no corpo de tranqüilidade, assentamento, expansão, leveza, conforto. Eles ajudam a encarar e a resolver os traumas que podem estar presentes em nossas vidas, afetando nossos padrões físicos, emocionais e psicológicos de comportamento.
Faça uma experiência para considerar os recursos que você tem em sua vida, o que traz suporte e apoio: feche os olhos e traga uma imagem de algo que possa ser um recurso, como um lugar agradável, uma recordação de uma boa vivencia, amigos queridos em quem confia...
Observe que sensações você percebe em seu corpo enquanto imagina um recurso próprio.
Qualquer que seja o seu recurso, ele estabelece uma referência de equilíbrio e um fulcro de saúde, podendo ajudar no processo de resolução e descarga do trauma.
A Terapia de Integração Craniossacral ajuda a equilibrar o sistema nervoso, restaurando sua resistência e flexibilidade, dissipando os padrões de inércia (restrições) resultantes de eventos traumáticos. Liberando as restrições que podem estar presentes nos músculos, órgãos ou no sistema de meninges que recobre o sistema nervoso, melhoramos o funcionamento do Sistema Craniossacral e a circulação do líquido cefalorraquidiano ao redor do cérebro e ao longo da coluna vertebral.
Com isso, aumentamos a vitalidade, relaxamento e bem estar, melhorando a qualidade de vida e facilitando a expressão da totalidade do ser em todo seu potencial.





Texto de Aziza (Dra. Lurica Noguchi, CD), professora de Terapia de Integração Craniossacral - Email: integracranio@uol.com.br - www.guiadobuscador.com.br/gp/craniossacral - (11) 9175 1790

Nenhum comentário: